terça-feira, 4 de novembro de 2014

Apologética Clássica - Fábio Soares Mota



Apologética clássica

Fábio Soares Mota
Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste. Apologética Cristã
Resumo
       Apologética é a ciência ouo ramo da teologia cristã que procura apresentar uma explicação racional para as verdades afirmadas pela fé cristã,é uma disciplina que se ocupa na defesa da fé religiosa, cristã ou não cristã como recomendado em 1 Pe. 3: 15-16. A palavra apologética vem do termo grego apologia (defesa), isto é, uma resposta ao ataque.Serve especificamente para mostrar aos incrédulos a veracidade da fé cristã, para fortalecer essa fé nos salvos e para estudar e apresentar as ligações entre a doutrina cristã e as outras verdades.Portanto, a apologética tem como alvo principal ensinar a responder questionamentos, a debater argumentos contrários a fé cristã e até mesmo evangelizar, na tentativa de ganhar os não salvos. Como ciência ela ajuda a fazer tudo isso na prática.

Palavras chaves:Apologética, Defesa, Fé, Cosmovisão, Clássico, Cosmológico e Teleológico.

Apologética clássica é o estilo de defesa cristã que enfatiza argumentos racionais para a existência de Deus e usa evidência para substanciar demandas bíblicas e milagres. Ele utiliza a razão humana a priori e depois a evidência. Vale-se do argumento teísta para estabelecer a Verdade do teísmo á parte do apelo à revelação especial. É caracterizada por dois passos básicos: argumentos teístas e comprobatórios. Não obstante, Deus ordena que nós façamos nosso melhor para defender a fé e a apologética clássica é um dos meios para fazê-lo, é uma abordagem que começa empregando a teologia natural para estabelecer o teísmo como a cosmovisão correta. Assim, após a existência de Deus ter sido demonstrada, o método clássico passa para uma apresentação das evidências históricas para a divindade de Cristo, a confiabilidade da Escritura, etc.Elafoi praticada por Agostinho, Anselmo de Cantuaria e Thomás de Aquino. Como Apologistas clássicos modernos incluem WinfriedCorduan, Willian Lane Craig, Norman L. Geisler, John Gerstner, Stuart Hackett,PetterKreeft, C, S, C. Lewis.

Argumentos a favor da Apologética Clássica
Alguns dos argumentos utilizados para as provas da existência de Deus são o argumentoCosmológico o argumentoTeleológicoe o Ontológico O argumento cosmológico tenta demonstrar que Deus existe declarando que há uma causa de todas as coisas(uma vez que cada coisa existente no Universo, deve ter uma causa, deve haver um Deus, que é a última causa de tudo).Então essa causa é Deus. O argumento teleológico usa a analogia do design inteligente; quer dizer, o Universo e a vida exibem marcas de design de ordem ou organização com propósito(existe um objetivo, um propósito para a criação do Universo e do ser humano). Logo, deve haver um Projetista. No argumento ontológico: Deus é maior do que todos os seres concebidos porque existe na mente do homem como uma marca registrada, uma espécie de impressão digital, um conhecimento básico da existência de Deus que está implantado no DNA humano.Ambos os aspectos são combinados na apologéticaclássica.Na evidência histórica para a apologética clássica, os documentos doNT são comprovadamente confiáveis do ponto de vista histórico. Através desta pode-se entender com o argumento que Jesusconfirmou o AT como Palavra de Deus, e o mesmo para o NT. Atravésdos milagres comprovados, Jesus afirma ser o Filho de Deus.

Os argumentos de estilo cosmológico de Anselmo.
Anselmo argumentou a partir da bondade em direção a Deus:
1. Coisas boas existem;
2. A causa dessa bondade pode ser uma ou várias;
3. Mas não pode ser múltipla, senão, não haveria como comparar a bondade, pois todas as coisas seriam igualmente boas. Porém, algumas coisas são melhores que outras.
4. Portanto, o Sumo Bem (Deus) causa a bondade de todas as coisas boas.
5. Alguns seres estão mais próximos da perfeição que outros;
6. Porém, as coisas não podem ser mais ou menos perfeitas a não ser que haja uma perfeição absoluta para fazer a comparação;
7. Portanto, deve haver um Ser absolutamente Perfeito (Deus).

Os argumentos ontológicos de Anselmo.
1. Deus é por definição aquele em relação a quem nada maior pode ser imaginado;
2. O que existe na realidade é maior que o que existe apenas na mente;
3. Portanto, Deus deve existir na realidade. Se ele não existisse, não seria o maior possível.
4. Deus é por definição o Ser Necessário;
5. É logicamente necessário afirmar o que é necessário a respeito do conceito do Ser Necessário;
6. A existência é logicamente necessária para o conceito de Ser Necessário;
7. Portanto, o Ser Necessário (Deus) existe necessariamente.

Argumentos a que refutam a Apologética Clássica
Nenhum argumento está isento de ter forças ou fraquezas e todos os argumentos apologéticos tem sido atacados por críticos. Mas os críticos não tem deixado de responder e os cristãos, por outro lado tem refutado as refutações. Deus noschama para defender a fé com sabedoria, mansidão e unção da Palavra (1Pe. 3: 16). Este processo de ponto-contra-ponto persistirá até Jesus voltar.
Há críticos do argumento modal (um método analítico filosófico que usa a lógica na comprovação dos argumentos acerca das verdades) que dizem ser possível que Deus não exista em algum mundo possível. Logo é falso que Deus existe em todo mundo possível. Logo não há certeza de que Ele exista no mundo real.Então dizem: O fato é que um ser específico é provável na precisa medida que o seu oposto seja improvável. A probabilidade de um ser específico é inversamente proporcional à do oposto. Um exemplo de oposto em probabilidade é o nascimento: É um homem ou uma mulher. A separação ontológica entre opostos somente é superada pelo Ser maximamente grande (Deus), o qual que por existir em todos os mundos possíveis logo assimila e unifica todos os opostos. O Ser maximamente grande reside em todos os universos possíveis, logo é o nexo que une os seres probabilisticamente opostos em uma só realidade. Portanto o Ser máximo existe necessariamente, pois é a base da existência dos seres opostos.
Os opositores e céticos deste método diz: Na verdade é o método clássico e tradicional das ciências naturais aplicaçãoda testabilidade empírica usam de raciocínio abstrato. Para explicar um conjunto de eventos é preciso formular uma hipótese a prioriisto é, ele não é baseado em evidências, mas tenta demonstrar, a partir do conceito do próprio "Deus", que este, necessariamente, existe e confrontar suas predições com a observação. Ou seja, hipóteses científicas surgem primeiramente da mente de quem as concebeu sem que haja comprovação ou retificação. Exemplo Deus é ilimitado porque é ilimitado.A ideia que o Universo é desenhado é subjetiva. As diferentes observações no mundo natural podem produzir diversas teorias de sua existência. Assim, esta prova se constrói na analogia. Se nós encontrarmos coisas no Universo que são caóticas, não há então nenhum Desenhista por analogia.
Em resumo, os céticos estão equivocados pois não importa a origem do postulado mas se o postulado corresponde à realidade. Na verdade todas as teses científicas surgem primeiramente da mente de quem as formulou. Nem por isso se caracterizam como rogativa de princípio. Nem por isso são falsas. Por consequência os críticos estão equivocados.Muitos são os argumentos defendidos em outros métodos apologéticos cristãos que refutam o método clássico como exemplo o pressuposicionalismo que diz: o método clássico faz pouco caso da graça de Deus ao ignorá-la como o pré-requisito necessário à “renovação da mente”. “Logo na visão clássica o homem pode e deve renovar a mente pelo “uso correto da razão”.



Conclusão
A pesar de muitas objeções ao método clássico, a sua visão tem muitos defensores de renome e que não descarta a fé e razão como prerrogativas para a explicação sobre Deus e as verdades cristãs. Ela trata de aprofundar o conhecimento dofundamento da fé e buscar uma justificativa racional do fato da revelação, ou seja, a fé não é simplesmente desprovida de fundamentos racionais pois há uma justificativa natural e racional para a existência de um ser superior e criador de todas as coisas e que isto é indelével no homem.A lógica é uma ferramenta para o cristão. Não há nada para temer. De fato, se você aceita a verdade de que a lógica "pertence" a Deus, então deve ficar animado. Como cristãos, nós necessitamos usar lógica, assim como a evidência, a oração, a palavra de Deus, amor, bondade, etc. em nossos esforços de ganhar pessoas a Jesus.É preciso buscar as verdades das coisas, aplicando para isto a lógica humana, que, para evitarmos o abusos e a própria loucura, deve ser iluminada pelo Logos divino. Então pensar tem um grande valor na apologética e com o crente. Vale a pena. Mas, use-a com amor, oração e paciência.

Referências
Costa. M. Jefferson, Provas da Existência de Deus,Ed. Vida 1995 SP;
Greggers Gabriele, Reflexões sobre apologética de C.S. Lewis e Francis A. Schaeffer 2002;



profgaspardesouza.blogspot.com/.../o-argumento-ontologico-e-logica-m;
bereianos.blogspot.com/2014/.../refutando-os-argumentos-contrarios.ht;

filosofiaeapologtica.blogspot.com/.../serie-refutando-objecoes-contra-o.h;
www.ia-cs.com/2014/05/o-que-e-apologetica-crista.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário