Apologética clássica
Fábio Soares Mota
Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste. Apologética Cristã
Resumo
Apologética é a ciência ouo ramo da teologia cristã que procura apresentar uma explicação racional
para as verdades afirmadas pela fé cristã,é uma disciplina que
se ocupa na defesa da fé religiosa, cristã ou não cristã como recomendado em 1
Pe. 3: 15-16. A palavra apologética vem do termo grego apologia (defesa), isto
é, uma resposta ao ataque.Serve
especificamente para mostrar aos incrédulos a veracidade da fé cristã, para
fortalecer essa fé nos salvos e para estudar e apresentar as ligações entre a
doutrina cristã e as outras verdades.Portanto, a apologética tem como alvo principal
ensinar a responder questionamentos, a debater argumentos contrários a fé
cristã e até mesmo evangelizar, na tentativa de ganhar os não salvos. Como ciência
ela ajuda a fazer tudo isso na prática.
Palavras chaves:Apologética, Defesa, Fé, Cosmovisão, Clássico,
Cosmológico e Teleológico.
Apologética clássica é o estilo de defesa cristã que enfatiza argumentos
racionais para a existência de Deus e usa evidência para substanciar demandas
bíblicas e milagres. Ele utiliza a razão humana a priori e depois a evidência. Vale-se
do argumento teísta para estabelecer a Verdade do teísmo á parte do apelo à
revelação especial. É caracterizada por dois passos básicos: argumentos teístas
e comprobatórios. Não obstante, Deus ordena que nós façamos nosso melhor para
defender a fé e a apologética clássica é um dos meios para fazê-lo, é uma
abordagem que começa empregando a teologia natural para estabelecer o teísmo
como a cosmovisão correta. Assim, após a existência de Deus ter sido
demonstrada, o método clássico passa para uma apresentação das evidências
históricas para a divindade de Cristo, a confiabilidade da Escritura, etc.Elafoi
praticada por Agostinho, Anselmo de Cantuaria e Thomás de Aquino. Como Apologistas
clássicos modernos incluem WinfriedCorduan, Willian Lane Craig, Norman L.
Geisler, John Gerstner, Stuart Hackett,PetterKreeft, C, S, C. Lewis.
Argumentos a favor da
Apologética Clássica
Alguns dos argumentos utilizados para as provas da existência de Deus
são o argumentoCosmológico o argumentoTeleológicoe o Ontológico
O argumento cosmológico tenta demonstrar que Deus existe declarando que há uma
causa de todas as coisas(uma vez que cada
coisa existente no Universo, deve ter uma causa, deve haver um Deus, que é a
última causa de tudo).Então essa causa é Deus. O argumento teleológico usa
a analogia do design inteligente; quer dizer, o Universo e a vida exibem marcas
de design de ordem ou organização com propósito(existe um objetivo, um propósito para a criação do Universo e do ser
humano). Logo, deve haver um Projetista. No argumento ontológico: Deus é
maior do que todos os seres concebidos porque existe na mente do homem como uma
marca registrada, uma espécie de impressão digital, um conhecimento básico da
existência de Deus que está implantado no DNA humano.Ambos os aspectos são combinados
na apologéticaclássica.Na evidência histórica para a apologética clássica, os
documentos doNT são comprovadamente confiáveis do ponto de vista histórico.
Através desta pode-se entender com o argumento que Jesusconfirmou o AT como
Palavra de Deus, e o mesmo para o NT. Atravésdos milagres comprovados, Jesus
afirma ser o Filho de Deus.
Os argumentos de
estilo cosmológico de Anselmo.
Anselmo argumentou a partir da bondade em direção a Deus:
1. Coisas boas existem;
2. A causa dessa bondade pode ser uma ou várias;
3. Mas não pode ser
múltipla, senão, não haveria como comparar a bondade, pois todas as coisas
seriam igualmente boas. Porém, algumas coisas são melhores que outras.
4. Portanto, o Sumo
Bem (Deus) causa a bondade de todas as coisas boas.
5. Alguns seres estão
mais próximos da perfeição que outros;
6. Porém, as coisas
não podem ser mais ou menos perfeitas a não ser que haja uma perfeição absoluta
para fazer a comparação;
7. Portanto, deve
haver um Ser absolutamente Perfeito (Deus).
Os argumentos ontológicos
de Anselmo.
1. Deus é por
definição aquele em relação a quem nada maior pode ser imaginado;
2. O que existe na
realidade é maior que o que existe apenas na mente;
3. Portanto, Deus
deve existir na realidade. Se ele não existisse, não seria o maior possível.
4. Deus é por
definição o Ser Necessário;
5. É logicamente
necessário afirmar o que é necessário a respeito do conceito do Ser Necessário;
6. A existência é
logicamente necessária para o conceito de Ser Necessário;
7. Portanto, o Ser
Necessário (Deus) existe necessariamente.
Argumentos a que
refutam a Apologética Clássica
Nenhum argumento está isento de ter forças ou
fraquezas e todos os argumentos apologéticos tem sido atacados por críticos.
Mas os críticos não tem deixado de responder e os cristãos, por outro lado tem
refutado as refutações. Deus noschama para defender a fé com sabedoria,
mansidão e unção da Palavra (1Pe. 3: 16). Este processo de ponto-contra-ponto
persistirá até Jesus voltar.
Há críticos do argumento modal (um método analítico filosófico que usa a
lógica na comprovação dos argumentos acerca das verdades) que dizem ser
possível que Deus não exista em algum mundo possível. Logo é falso que Deus
existe em todo mundo possível. Logo não há certeza de que Ele exista no mundo
real.Então dizem: O fato é que um ser específico é provável na precisa medida
que o seu oposto seja improvável. A probabilidade de um ser específico é
inversamente proporcional à do oposto. Um exemplo de oposto em probabilidade é
o nascimento: É um homem ou uma mulher. A separação ontológica entre opostos
somente é superada pelo Ser maximamente grande (Deus), o qual que por existir
em todos os mundos possíveis logo assimila e unifica todos os opostos. O Ser
maximamente grande reside em todos os universos possíveis, logo é o nexo que
une os seres probabilisticamente opostos em uma só realidade. Portanto o Ser
máximo existe necessariamente, pois é a base da existência dos seres opostos.
Os opositores e céticos deste método diz: Na
verdade é o método clássico e tradicional das ciências naturais aplicaçãoda
testabilidade empírica usam de raciocínio abstrato. Para explicar um conjunto
de eventos é preciso formular uma hipótese a prioriisto é, ele não é baseado em
evidências, mas tenta demonstrar, a partir do conceito do próprio
"Deus", que este, necessariamente, existe e confrontar suas predições
com a observação. Ou seja, hipóteses científicas surgem primeiramente da mente
de quem as concebeu sem que haja comprovação ou retificação. Exemplo Deus é
ilimitado porque é ilimitado.A ideia que o Universo é desenhado é subjetiva. As
diferentes observações no mundo natural podem produzir diversas teorias de sua
existência. Assim, esta prova se constrói na analogia. Se nós encontrarmos
coisas no Universo que são caóticas, não há então nenhum Desenhista por
analogia.
Em resumo, os céticos estão equivocados pois não
importa a origem do postulado mas se o postulado corresponde à realidade. Na
verdade todas as teses científicas surgem primeiramente da mente de quem as
formulou. Nem por isso se caracterizam como rogativa de princípio. Nem por isso
são falsas. Por consequência os críticos estão equivocados.Muitos são os
argumentos defendidos em outros métodos apologéticos cristãos que refutam o
método clássico como exemplo o pressuposicionalismo que diz: o método clássico faz
pouco caso da graça de Deus ao ignorá-la como o pré-requisito necessário à
“renovação da mente”. “Logo na visão clássica o homem pode e deve renovar a
mente pelo “uso correto da razão”.
Conclusão
A pesar de muitas objeções ao método clássico, a
sua visão tem muitos defensores de renome e que não descarta a fé e razão como
prerrogativas para a explicação sobre Deus e as verdades cristãs. Ela trata de
aprofundar o conhecimento dofundamento da fé e buscar uma justificativa
racional do fato da revelação, ou seja, a fé não é simplesmente desprovida de
fundamentos racionais pois há uma justificativa natural e racional para a
existência de um ser superior e criador de todas as coisas e que isto é
indelével no homem.A lógica é uma ferramenta para o cristão. Não há nada para
temer. De fato, se você aceita a verdade de que a lógica "pertence" a
Deus, então deve ficar animado. Como cristãos, nós necessitamos usar lógica,
assim como a evidência, a oração, a palavra de Deus, amor, bondade, etc. em
nossos esforços de ganhar pessoas a Jesus.É preciso buscar as verdades das
coisas, aplicando para isto a lógica humana, que, para evitarmos o abusos e a
própria loucura, deve ser iluminada pelo Logos
divino. Então pensar tem um grande valor na apologética e com o crente.
Vale a pena. Mas, use-a com amor, oração e paciência.
Costa.
M. Jefferson, Provas da Existência de Deus,Ed. Vida 1995 SP;
Greggers
Gabriele, Reflexões sobre apologética de C.S. Lewis e Francis A. Schaeffer 2002;
profgaspardesouza.blogspot.com/.../o-argumento-ontologico-e-logica-m;
bereianos.blogspot.com/2014/.../refutando-os-argumentos-contrarios.ht;
filosofiaeapologtica.blogspot.com/.../serie-refutando-objecoes-contra-o.h;
www.ia-cs.com/2014/05/o-que-e-apologetica-crista.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário