terça-feira, 4 de novembro de 2014

APOLOGÉTICA EVIDENCIALISTA - Luiz Philippe de Souza



            APOLOGÉTICA EVIDENCIALISTA

Luiz Philippe de Souza


          Ao iniciarmos o estudo apologético, é maravilhoso enxergar de maneira racional e prática aquilo que vemos e ouvimos em nossas igrejas. Nós cristãos recebemos de Cristo uma ordem, ao qual chamamos de “grande comissão”, que nos diz sobre nossa responsabilidade e dever de levar ao evangelho, para aqueles que ainda nunca ouvirão falar sobre ele. As escrituras deixam bem claro isso para nós, porém quais os meios ao qual iremos utilizar para cumprirmos essa tarefa? A ordem não está limitada a apenas proclamar ao evangelho, mas fazer discípulos, que estejam dispostos e segui-lo. Como fazer?
            O papel da apologética é nos dar as ferramentas necessárias para que possamos defender os pilares da fé cristã, por meio de princípios lógicos, para todos aqueles que valorizam a razão, possam entender o evangelho.
            Diversos princípios filosóficos passaram ao decorrer da história, pelo motivo de o ser homem, sempre tender para a razão, entender o porquê dos porquês? Cada princípio filosófico que surgiu direcionava o homem para diferentes lados, muitas vezes um aposto ao outro, como o humanismo, que tem como centro de tudo o homem, ou o materialismo, o evolucionismo, etc... Com o intuito de combater esses ideais, defendendo sempre os princípios cristãos, ou pelo menos com esse propósito, algumas abordagens apologéticas foram elaboradas. Dentre todas, as que tiveram maior repercussão e debate são as abordagens Evidencialistas e Pressuposicionalistas, ao qual vamos estudar sobre a abordagem Evidencialista.
            A apologética evidencialista como o nome já sugere, afirmam que as verdades de Deus devem e podem ser confirmadas por evidências históricas, fatos ocorridos no decorrer da história do homem. Dentre as demais, foi a primeira metodologia apologética que afirma que o cristianismo pode ser comprovado historicamente, mas não apenas da fé, ou melhor a fé existe quando existem evidencias que as legitime, com isso ela é comprovada. O maior fundamento dos evidêncialistas está em provar a existência de Jesus, confirmas os relatos bíblicos e até mesmo a existência de Deus por meio de evidências históricas, científicas, intelectuais, fatos e eventos ocorridos. Essa abordagem coloca o cristão e o não cristão ao mesmo patamar, quando se trata de fé, pois os dois têm como princípio de fé os mesmos elementos, evidências históricas e científicas, que não são originados por Deus, as por descobertas ou relatos humanos. Essa metodologia valoriza a ciência, a razão, a capacidade intelectual e social do homem em detrimento da revelação de Deus.Essa metodologia se limita a comprovar a existência de Deus, Jesus e as escrituras, entretanto, não abordam a situação de calamidade do homem decorrente a seu pecado, e sua condenação por isso. Então como podemos pensar em um princípio que apologético, que não aborda os principais assuntos sobre o cristianismo, o evangelho para o homem pecador. Com isso os evidencialistas se limitam bastante em seus argumentos, pois não existe cristianismo sem trazer uma consciência ao pecador sobre seu péssimo estado diante de Deus. Outro ponto que enfraquece essa metodologia é ter como único ponto de contato com o descrente, as evidências. O que deixa em questão alguns princípios das escrituras é o fato de apenas querermos comprova-los, por meio de razão e provas. Deixar algum ponto da fé cristã em dúvida, compromete toda a revelação de Deus, pois toda escritura se completa, não é possível considerar alguns pontos e desconsiderar outros. Por exemplo, se partirmos da definição de Fé “certeza que algo que não se vê.”. Essa definição acaba com qualquer tentativa de evidenciar, ou comprovar um fenômeno bíblico. É fato que diversos fatos e relatos bíblicos foram comprovados, como alguns relatos científicos atuais, como também fatos históricos, assim como diversas descobertas arqueológicas que reforçam a historicidade bíblica e que por muito tempo foram negados por apenas estarem descritos na bíblia.
Entre os diversos pensadores que defendem a metodologia evidencialista, podemos destacar o monge Tomás de Aquino. Baseado nas teorias de Aristóteles, o monge foi um dos percussores do escolasticismo, que não tinham o propósito de ensinar a verdade, mas organizar racionalmente um corpo de ideias afinsconstituíremum pensamento de maneira organizada. O escolasticismo não tinha propósito nenhum em afirmar os princípios bíblicos, afinal de contas o que sustenta as escrituras é a fé, não razão, o que dificultava os pensadores desta escola. Os pontos em que não se encontrava definições racionais eram acrescentados princípios de alegoria, distorcendo na sua maioria do que o texto sagrado propunha.  Nesse período surgiu as indulgencias e de diversos pensamentos que seguem a igreja católica até os dias de hoje. O alvo do evidencialismo não é apresentar o evangelho do arrependimento ao homem, mas apenas comprovar a existência de Deus e a veracidade das escrituras.No período escolástico comprovação da existência de Deus, tinha como propósito causar medo nas pessoas, transformando o cristianismo em um comércio.
Uma abordagem apologética precisa ter 4 pontos fundamentais para se tornar completa, esses pontos são:Um ponto de partida lógico; Um ponto de contato com o descrente ou também chamado de terreno comum ; Provas da verdade e Definição de Pressupostos. Como ponto de partida lógico, a apologética evidencialista se firma no empirismo, as leis naturais, os sentidos, etc... ou seja, todo esse método está baseado na comprovação dos fatos, por meios materiais físicos, fatos confirmados pelo próprio homem, emoções, sentimentos, natureza e razão. Como ponto de contato entre o cristão e o não cristão, estão os fatos, eventos e ocorrências que comprovam o que está sendo defendido, no caso Deus. Todo o homem busca o conhecimento sobre sua origem, o que virá após a morte, se existe Deus. Para responder a essas perguntas nada melhor para o homem natural que desconsiderar a fé, e olhar para o que pode realmente ser visto com os próprios olhos. O ser homem acredita apenas no que seus olhos veem, “contra fatos, não há argumentos”.  Nesse ponto fica realmente fácil convencer o não cristão a acreditar em Deus, pois a cosmovisão é a mesma, fatos são reais quando comprovados. Encontrar ocorrências que provam a existência de Deus basta olharmos ao nosso redor, mas paramos por ai. Não encontramos fatos que provem nossa situação diante de Deus, apenas nós mesmos, por isso não encontramos tanta facilidade de levar o pecador até Cristo.
A prova da verdade do Método evidencialista é que algo apenas será verdadeiro, se for seguido por fatos, ou pelo menos depender de um principio lógico. Não encontramos muita lógica ao escutarmos que um menino nasceu de uma mulher nunca tocada por um homem, que gerou um menino por meio de um espírito, onde esse era o filho de Deus, que fazia milagres, curava, andava sobre as águas, mesmo assim foi preso, traído por aqueles que o seguiam. Após isso foi morto da pior maneira que uma pessoa poderia morrer, de maneira maldita e que após tudo isso, ressuscitou ao terceiro dia e voltou para o céu, reinar com o seu Pai, o próprio Deus e disse que voltaria para buscar todos aqueles que se arrependessem de seus pecados. O apóstolo Paulo fala no livro de coríntios, que Deus não usa a lógica para esclarecer o evangelho, mas a falta da razão. Como pressupostos, os evidencialistas acreditam que a certeza absoluta é impossível, tudo está baseado na probabilidade.
Existem provas concretas das ações de Deus no mundo, afinal de contas Ele é o Senhor da história, mas querermos que os pilares do cristianismo estejam baseados nas evidencias históricas científicas, encontraremos diversos problemas e nunca conseguiremos defender um evangelho real. A base da comprovação de Deus é a fé, por isso que sem a fé, não poderemos agradar a Deus. Entender a existência Dele, é importante, mas saber o que fazer diante dessa verdade é o que realente interessa para nós. Compreender nossos pecados, tomarmos a atitude de arrependimento, e vivermos como crentes, aqueles que creem e praticam os ensinamentos de Cristo, isso é o que realmente importa. Evidencias são manipuladas por homens, o que por sua vez não possuem total segurança, poderá haver influencia sua nas informações, assim como foi visto na idade média, onde a fé era comercializada. Evidencias ajudam, mas não sustentam o cristianismo, a racionalidade esconde Cristo e a verdade.






Trabalho de Apologética
Aluno: Luiz Philippe de Souza
Turma: Terça- noite
Abordagem apologética Evidencialista
















Nenhum comentário:

Postar um comentário