segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PRÁTICAS PAGÃS E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE - Fernando José Duncan Meira

PRÁTICAS PAGÃS E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE



Fernando José Duncan Meira
 Bacharelando em Teologia – Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste – Recife/PEfjmeira@gamil.com
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo apresentar um posicionamento acerca de certos procedimentos que estão sendo adotados nos cultos das igrejas evangélicas, mas que na realidade refletem muito mais atitudes e práticas de cunho pagão. O que tem tornado o assunto demasiadamente sério é o simples fato de que a Palavra de Deus está sendo ministrada de forma leviana e muitas vezes sendo utilizada para obtenção de proveitos escusos, principalmente por parte daqueles ditos levantados por Deus para a condução se Sua igreja, através de uma nova Teologia: a da Prosperidade. Este trabalho não tem uma denominação atrelada em seu posicionamento, apenas é um alerta para que o Evangelho de Cristo seja anunciado de maneira consciente, com temor e que possa conduzir a igreja ao seu verdadeiro propósito: ser Celeiro de Deus.

Palavras-Chave: Igreja Evangélica. Culto. Paganismo. Teologia da Prosperidade.  

ABSTRACT
This paper aims to present a position about certain procedures that are being adopted in the cults of Evangelical churches, but which actually reflect more attitudes and practices of pagan slant. What has made the subject too seriously is the mere fact that the Word of God is being done lightly and often being used for obtaining shady income, mainly on the part of those sayings raised by God for driving if his Church, through a new Theology: the Prosperity. This paper does not have a name attached in its placement, is only a warning so that the Gospel of Christ is announced in a manner conscious, with fear and that could lead the Church to its true purpose: to be God's barn.

Keywords: Evangelical Church. Cult. Paganism. Prosperity theology.






1  INTRODUÇÃO

A maior preocupação de qualquer corrente (ou denominação) evangélica séria e temente aos princípios bíblicos é exatamente com a pregação e a propagação do Evangelho de Jesus Cristo.
No entanto, deve-se salientar que a seriedade na qual se deve estar embasada é a ministração da Palavra de Deus, em sua totalidade, sem se utilizar de interpretações levianas e de interesses escusos no que tange a atingir os objetivos da igreja.
Porque a Palavra de Deus, estabelecida por Jesus em Mc 6:15, “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (NVI), tem como um dos objetivos exortar as pessoas quanto às más condutas, levando-as ao arrependimento de pecados, confissão a Deus e, por conseguinte, receber de Deus o perdão, passando, a partir daí, para uma vida nova, longe  e apartados do pecado.
Muito embora não se trate de novidades, os falsos ensinos que são ministrados mundo afora, inclusive dentro das próprias igrejas, têm tomado cada vez mais espaços dentro do universo cristão bíblico. Os falsos mestres, imbuídos de seus interesses particulares de auto-firmação, poder e riqueza, têm utilizado a Palavra de Deus para atingimento desses seus objetivos.
As estratégias adotadas por estes AUTODENOMINADOS pastores, apóstolos, missionários ou qual nome se queira dar, têm se revestidos de sórdidas artimanhas de sutileza e têm enganado, inclusive, aos próprios cristãos.
A advertência de Jesus em Mt 22:29 quando Ele afirmou que muito se erra devido ao não conhecimento das Escrituras, é uma lacuna escancarada que os carcarás de plantão têm aproveitado para disseminar suas idéias.
As palavras do apóstolo Pedro em sua 2ª carta Cap. 2:1-3, quando diz: “No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade” (NVI), têm sido negligenciadas e multidões vão sendo arrastadas em direção ao precipício, visto que tal erro que tem levado muitos a assumirem como verdades os ensinos desviados da Palavra, obviamente, também eivados de interesses próprios de sucesso, prosperidade e poder.
A necessidade de manter sempre alta a busca continuada por estes interesses tem levado os líderes da corrente teológica da prosperidade a buscar, cada vez mais, novidades e idéias que mantenham o “círculo vicioso” bem alimentado.
Para tanto, tem se levantado procedimento comum neste meio, que é recorrer a certas estratégias de culto que mais aparentam com práticas pagãs, muito bem disfarçadas e habilitadas pela deturpação das escrituras.
E é sobre estes aspectos que estaremos tratando a seguir.

2  CONCEITOS

Antes de entrarmos na descrição do que tem acontecido na Igreja de Cristo, é salutar deter alguns instantes para trazer conceitos acerca dos temas que estamos abordando.

2.1  PAGANISMO: O QUE REALMENTE É?

            Segundo o site da internet Wikipedia, “Paganismo (do latim paganus, que significa ‘camponês’, ‘rústico’) é um termo geral normalmente usado para se referir a tradições religiosas politeístas”.
O termo paganismo é geralmente utilizado para designar um dos caminhos espirituais que é utilizado para se ter comunhão com os deuses ou as diversas divindades politeístas.
Dentre as várias idéias, além da crença em diversos deuses, tem a crença em que a natureza e todo o universo são divinos (panteísmo), onde todos os elementos da natureza possuem uma entidade divina.
Como característica, podemos perceber que os adeptos do paganismo possuem a liberdade de cultuar os seus deuses da forma como bem desejarem, não havendo, via de regra, uma estruturação religiosa padronizada.
A esta liberdade está, muitas vezes também, associada à ausência da noção de pecado ou inferno, e a relação com as divindades é dada de maneira direta e pessoal.
No entanto, com o passar dos anos, diversos povos de cultura pagã passaram a estruturar suas liturgias e seus costumes próprios, arrebanhando, assim, os seus adeptos.
Enfim, como expõe o site, paganismo é um “termos que se refere às diversas formas de religiosidade, que têm como lugar comum o encontro com o divino através da Natureza”.
O paganismo tem crescido e é encarado como uma nova cultura, uma nova alternativa de culto.

2.2  O QUE É TEOLOGIA DA PROSPERIDADE?

Segundo o site Wikipedia, “A Teologia da Prosperidade é uma doutrina religiosa “cristã” que defende que a benção financeira é o desejo de Deus para os cristãos e que a fé, o discurso positivo e as doações para os ministérios cristãos irão sempre aumentar a riqueza material do fiel”.
Esta corrente, dita de cunho cristão, tem tido um crescimento vertiginoso e tem passado a exercer uma grande influência nas igrejas evangélicas no Brasil.
Um dos “grandes problemas” que existe na igreja evangélica como um todo é a necessidade e o gosto por novidades. E de tempos em tempos surgem, no meio da igreja, “novos ensinos” ou “novas maneiras” de interpretar e aplicar os ensinos bíblicos.
A Teologia da Prosperidade, conforme pesquisa feita, é um movimento de origem americana, que passou a ter enorme receptividade aqui no Brasil a partir dos anos 80. Conhecida, também, como “confissão positiva”, cujas idéias básicas surgiram no meio de algumas seitas sincréticas da Nova Inglaterra, no início do século 20.
Conforme informações obtidas no site da Revista Ultimato, devido a algumas afinidades com a cosmovisão pentecostal, como a crença em profecias, revelações e visões, foi neste meio em que a aceitação da Teologia da Prosperidade foi maior.
Esta teologia teve início através de um homem chamado ESSEK WILLIAN KENYON (1867 – 1948), que foi estudante, em Boston, do Emerson College, conhecido por ser um centro do chamado movimento “transcendente” ou “metafísico”.
Segundo a Revista, tal movimento ensinava que a realidade está além do âmbito físico e que a esfera do espírito é superior e controla o mundo físico, e que a mente humana pode controlar a esfera espiritual. Consequentemente, a mente humana pode controlar o mundo material por meio de sua influência sobre o mundo espiritual.
Tais ensinos se tornariam a base da crença de Kenyon, que acreditava serem compatíveis com o cristianismo e podiam aperfeiçoar a maturidade cristã.
Mais conhecido no Brasil, KENNETH HAGIN (1917 – 2003), foi o grande divulgador das idéias de Kenyon, que dizia: “Creia no seu coração, decrete com a sua boca e será seu. Seus ensinos influenciaram a muitos outros e, por volta dos anos 80, a ideia da Confissão Positiva e do Evangelho da Prosperidade chegaram ao Brasil.

3  PRÁTICAS DENTRO DO PAGANISMO

Como alternativa de culto, o paganismo assume diversas formas e leva a seus adeptos à idéia de buscarem uma variada gama de “meios” para satisfazerem suas necessidades particulares. São práticas que refletem mais amor próprio e um amor a falsos deuses.
As pessoas passam a “depositar” a sua fé em certos “deuses”, através de certos rituais e vivem a aguardar que os “benefícios mágicos” surjam e venham suprir as suas necessidades. Necessidades estas que são, muitas vezes, reflexos de almas vazias, relutantes em se entregar ao Verdadeiro Deus, buscando o “imediatismo” e o “cheio de atalhos” modo de viver.
São reverência e adoração a estátuas, misticismo de imagens e de rituais (velas e incensos, fitas mágicas, cristais poderosos, plantas milagrosas, copos d’água, pinturas, cânticos de invocação, cartas, tarôs, meditações, e uma lista interminável de criatividade), que passam a atrair milhares de pessoas e as prendem sob a alegação do cumprimento destas falsas promessas, que visam proporcionar “um grande conforto espiritual” e “prosperidade material”.
Por não crerem no Único Deus, que pode dar a solução, conforme deve ser dada, as pessoas passam a buscar “atalhos”, acreditando na solução mágica e poderosa dos objetos e ritos praticados.



4  A PRÁTICA PAGÃ, A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE E A IGREJA

Muitos ensinos da Teologia da Prosperidade são questionáveis. Os pontos cruciais da fé, o verdadeiro ensino bíblico, a oração e as prioridades da vida cristã são ideais cada vez mais distantes da fé cristã histórica. Tais ensinos e novas maneiras de interpretar e usar a Bíblia procuram legitimar o que a sociedade capitalista tem buscado ferozmente: sucesso, dinheiro e poder.
A riqueza é vista como bênção de Deus, obtida através da ideia da confissão positiva: “O que eu confesso, eu possuo”. Elas estimulam e influenciam aos seus membros a fazerem declarações positivas sobre aspectos de suas vidas que desejam melhorar, e para isso, passam a usar, também, meios escusos para “abençoar” vidas através de práticas pagãs de idolatria e busca de uma prosperidade que nada tem a ver com a cristã.
As igrejas desta doutrina põem uma ênfase acentuadamente desmedida sobre a importância, logo, a obrigação, da prática dos dízimos e das ofertas.
A dificuldade de se enxergar o que está errado com esta teologia e com suas práticas é que ela não nega as verdades fundamentais do cristianismo, mas utiliza a Palavra de Deus como permissividade bíblica para o enriquecimento e a prosperidade como sendo o foco da vontade de Deus para as pessoas.
Esta teologia não nega a verdade cristã, mas a põe com elemento coadjuvante para o sucesso e a vitória, seja em qual forma for. É uma triste realidade verificar que o “deus” que é apresentado é mercenário, só ajuda com “algo” em troca e este “algo” sempre será movido a dinheiro, como um negócio.
As pessoas são levadas a cultuar “objetos de misticismo” (a um certo preço), depositando neles a sua fé, criando nestes indivíduos uma reverência supersticiosa nas coisas ditas “poderosas” para fazerem milagres: “BASTA TER FÉ”. É o chamado misticismo evangélico-pagão, corroborado pelo desconhecimento das Escrituras, cheio de simbologias, práticas e técnicas que não fazem parte das tradições cristãs, mas do paganismo.
As pessoas, por desconhecerem a Palavra, ou não a levarem em conta, ignoram o conselho dado em Cl 2:8, que diz: “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo” (NVI).
Como hábito de práticas místicas-pagãs, utilizando o suposto poder das palavras, são criadas frases de “poder”, objetos são considerados portadores de bênçãos ou poderes mágicos, bem como são praticados rituais estranhos, principalmente, sessões de exorcismo e de “adivinhação”.
E o que vemos são pessoas “buscando” lenços com poderes para mudar causas impossíveis, sabonetes ungidos, gravata ungida do pastor, rosa ungida, banhos de descarrego, oração forte de poder, unção sobre roupas e fotografias, corredor dos 300 ungidos, carteira da prosperidade, unção do riso e dos urros, e por aí vai.
Quero mostrar, a seguir, alguns exemplos de “coisas gospel” mercantilizadas, “em nome de Jesus”:
pérolas gospel, vinho do amor, apóstolo adelino        pofetiza, falsa profecia, falsos profetas
Chave do templo de Salomão     Espada do rei Davi     Algema para libertação 


 Carteira eu vou prosperar  Aliança de Escravo a governador  Tirinhas, humor cristão, igreja ou supermercado?
http://igrejacristovive.com.br/wp-content/themes/iecv/images/pagseguro.jpg     pão consagrado, o outro evangelho      imagens, reflexão, fotos, igreja, evangélica, folheto           
contribuição, oferta       tirinha, humor cristão, ovo de páscoa é coisa do mundo
Teologia da prosperidade, campanha, falsas doutrinas
5  CONCLUSÃO

A maior tristeza, para não dizer perplexidade, no meio evangélico é que estão pregando um evangelho anátema, e que pessoas, por desconhecerem a Verdade, estão se deixando enredar pelas sutilezas de Satanás.
Cada vez mais igrejas, que professam este tipo de teologia, estão lotadas, onde pessoas buscam respostas imediatas e fáceis para suas vidas e o Evangelho de Cristo é banalizado.
Com o dinheiro fácil das ofertas e dos dízimos e com a venda de milagres e outros produtos “gospel”, grandes impérios se levantam para mercantilizar a fé e ofuscar a visão de Reino a qual Jesus veio proclamar.
Para concluir, que reproduzir um trecho do texto de Augustus Nicodemos Lopes, extraído de um site pesquisado (http://tempora-mores.blogspot.com/2012/06/afinal-o-que-esta-errado-com-teologia.html), onde a seguinte pergunta é feita:
“AFINAL, O QUE ESTÁ ERRADO COM A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE?”
·         Ela está certa quando diz que Deus tem prazer em abençoar seus filhos com bênçãos materiais, mas erra quando deixa de dizer que qualquer bênção vinda de Deus é graça e não um direito que nós temos e que podemos reivindicar ou exigir dele.
·         Ela acerta quando diz que podemos pedir a Deus bênçãos materiais, mas erra quando deixa de dizer que Deus tem o direito de negá-las quando achar por bem, sem que isto seja por falta de fé ou fidelidade de nossa parte.
·         Ela acerta quando diz que devemos sempre declarar e confessar de maneira positiva que Deus é bom, justo e poderoso para nos dar tudo o que precisamos, mas erra quando deixa de dizer que estas declarações positivas não têm poder algum em si mesmas para fazer com que Deus nos abençoe materialmente.
·         Ela acerta quando diz que devemos dar o dízimo e ofertas, mas erra quando deixa de dizer que isto não obriga Deus a pagá-los de volta.
·         Ela acerta quando diz que Deus faz milagres e multiplica o azeite da viúva, mas erra quando deixa de dizer que nem sempre Deus está disposto, em sua sabedoria insondável, a fazer milagres para atender nossas necessidades, e que na maioria das vezes ele quer nos abençoar materialmente através do nosso trabalho duro, honesto e constante.
·         Ela acerta quando identifica os poderes malignos e demoníacos por detrás da opressão humana, mas erra quando deixa de identificar outros fatores como a corrupção, a desonestidade, a ganância, a mentira e a injustiça, os quais se combatem, não com expulsão de demônios, mas com ações concretas no âmbito social, político e econômico.
·         Ela acerta quando diz que Deus costuma recompensar a fidelidade, mas erra quando deixa de dizer que por vezes Deus permite que os fiéis sofram muito aqui neste mundo.
·         Ela está certa quando diz que podemos pedir e orar e buscar prosperidade, mas erra quando deixa de dizer que um não de Deus a estas orações não significa que Ele está irado conosco.
·         Ela acerta quando cita textos da Bíblia que ensinam que Deus recompensa com bênçãos materiais aqueles que o amam, mas erra quando deixa de mostrar aquelas outras passagens que registram o sofrimento, pobreza, dor, prisão e angústia dos servos fiéis de Deus.
·         Ela acerta quando destaca a importância e o poder da fé, mas erra quando deixa de dizer que o critério final para as respostas positivas de oração não é a fé do homem, mas a vontade soberana de Deus.
·         Ela acerta quando nos encoraja a buscar uma vida melhor, mas erra quando deixa de dizer que a pobreza não é sinal de infidelidade e nem a riqueza é sinal de aprovação da parte de Deus.
·         Ela acerta quando nos encoraja a buscar a Deus, mas erra quando induz os crentes a buscá-lo em primeiro lugar por aquelas coisas que a Bíblia constantemente considera como secundárias, passageiras e provisórias, como bens materiais e saúde.

Que Deus nos livre das “novidades teológicas” que só vêm para afastar as pessoas do conhecimento do Verdadeiro Deus que promovem uma idolatria, um paganismo travestido de “permissividade” bíblica.


REFERÊNCIAS

·                RAÍZES HISTÓRICAS DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE - Disponível na internet. http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/313/raizes-historicas-da-teologia-da-prosperidade. Acesso em 06 de setembro de 2013.

·                AFINAL, O QUE ESTÁ ERRADO COM A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE - Disponível na internet. http://tempora-mores.blogspot.com/2012/06/afinal-o-que-esta-errado-com-teologia.html. Acesso em 06 de setembro de 2013.

·                MISTICISMO EVANGÉLICO-PAGÃO - Disponível na internet. http://www.infowebsolucoes.net/gracapaz/index.php?option=com_content&view=article&id=246:misticismo-evangelico-pagao&catid=51:spotlight-news-1&Itemid=153. Acesso em 06 de setembro de 2013.


·                 Bíblia On Line: Disponível em: http://www.bibliaonline.com.br/                       (Versão: PortuguêsNova Versão Internacional).

·                 Wikipedia: Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia







[1] Bacharelando em Teologia – Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste – Recife/PEfjmeira@gamil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário