TEOLOGIA
DA PROSPERIDADE OU CONFISSÃO POSITIVA
PROSPERITY
THEOLOGYORPOSITIVECONFESSION
George
Henrique Cavalcanti de Araújo1
Resumo: A
teologia da prosperidade ou confissão positiva, com berço nos Estados Unidos,
tem alcançado o mundo com seus pensamentos contrários à Palavra de Deus, tendo
assim causado estragos significativos para a humanidade. Visando compreender o
assunto, fez-se uma pesquisa bibliográfica, juntada a experiências práticas, a
partir da qual encontrou-se como resultado o modelo implantado por tais líderes,
que diz que um cristão maduro tem que desfrutar de: saúde perfeita e ser
próspero materialmente, sendo sua fé e santidade fatores determinantes para a
obtenção deste padrão. É necessário sondar setais práticas encontram apoio
Bíblico ou apenas aproveitam-se de pessoas desprovidas da Verdade para
engrossar suas fileiras.
Palavras-Chave: Fé.
Saúde. Prosperidade.
Abstract: The theology of
prosperity or positive confession, originated from the United States, has spread
through the world with thoughts contrary to God's Word and thereby caused
significant damage to humanity. To understand the matter, a literary research
was made, coupled with practical experiences, from which it was found as result
the model implemented by such leaders, who say that a mature Christian has to be
provided with: perfect health and material prosperity, being his faith and
holiness factors for obtaining this standard. It is necessary to probe whether
such practices are Biblical supported or just take advantage of people lacking
of the Truth to thicken their ranks.
Keywords: Faith.
Health. Prosperity.
INTRODUÇÃO
O
presente trabalho trará uma visão panorâmica sobre a teologia da prosperidade
ou confissão positiva, onde abordaremos assuntos que falam da sua origem, desenvolvimento
e chegada ao brasil;Bem como os pilares de apoio utilizados por seus líderes
para defenderem suas práticas. Confrontaremos suas afirmações com as verdades
Bíblicas, buscando assim contribuir com o verdadeiro Cristianismo.
A
metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, acompanhada de experiências
vividas em uma igreja onde me converti e fui membro por alguns anos.
ORIGEM
A
confissão positiva tem sua origem nos Estados Unidos, tendo como pai William
Kenyon, nascido em Nova York no ano de 1867 convertido entre 15 e 19 anos de
idade. O mesmo foi influenciado por Mary Baker Eddy, fundadora da seita
americana ciência cristã. No entanto foi por intermédio de KenntthHagin,
nascido em Texas Estados Unidos no ano de 1917,que o movimento criou força
tendo hoje seguidores em todo o mundo. Isso se deu graças as experiências
miraculosas vivenciadas por Hagin durante sua infância e adolescência. Ele
acreditava que era necessário determinar e agir como se já tivesse recebido
para poder acontecer. Suas publicações e influências diretas contribuíram para
propagarem seus pensamentos heréticos.
O
Brasil tem sido solo fértil para a prática de tais pensamentos. Infelizmente
somos um povo ainda muito imaturo com relação as verdades Bíblicas, além do
fato de devermos levar em consideração também o detalhe de sermos atraídos por
novidades. Tudo isso é ferramenta importante e necessária nas mãos daqueles que
querem comercializar essa verdade a favor de seus próprios interesses. Esse
movimento adentrou em nossas fronteiras por volta dos anos noventas, por
algumas instituições denominadas ditas “representantes religiosas”, que dentre
muitas que podemos citar estão as seguintes: Igreja do Verbo da Vida,
Comunidade Rema, Igreja do Verbo Vivo e em destaque R. R Soares líder da Igreja
Internacional da Graça, sendo este responsável pelas publicações dos livros de
Hagin. E por espantoso que possa parecer esta“ferrugem” tem se alastrado e
corroído não só pequenas comunidades mas destruído muitos nascidos em
ministérios tradicionais.
FÉ
Em
hebreus 11:1 “Ora a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de
fatos que não se veem”. Esta é a definição de fé encontrada na palavra de Deus,
mas como o Movimento da Fé tem explorado essa verdade? É conhecido do crente
que a fé se faz necessária para nos aproximarmos de Deus, contudo o seu exagero
desenfreado tem negligenciado a soberania do Altíssimo. Ensinar que o falar
positivamente acerca dos fato determinará o seu acontecimento, é tão falso
quanto falarmos negativamente e assim ocorrer. A bíblia mostra homens de Deus
que em momentos de dificuldade pensaram de forma negativa porém seus pensamentos
não se confirmaram. Ex: Jacó declara em Gn 42.36 “ José já não existe”, o fato
dele ter feito essa declaração, não fez com que José morresse, da mesma forma
podemos observar com Davi, em momento de receio “Disse, porém, Davi consigo
mesmo: Pode ser que algum dia venha eu a perecer nas mãos de Saul...” O fato de
ter pensado negativamente, não determinou o seu acontecimento. Sabe-se que
precisamos ter fé ao orarmos, têm-se a crença também que o Deus que operou no
passado continua ativo nos dias de hoje. A confissão positiva tem trocado a
forma das orações, ensinando que deve-se exigir, determinar, decretar. As
verdadeiras orações são regadas de súplicas, petições, rogando a Deus sem
esquecer que será feita sempre a sua vontade. Hagin em uma de suas afirmações
coloca a palavra pedir em pé de igualdade com a palavra exigir. Em João
14:13-14 Jesus diz, “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de
que o Pai seja glorificado no Filho”. Em outra passagem no livro de Atos 3:3
‘Vendo ele a Pedro e João ...,implorava que lhe desse uma esmola”. A passagem é
clara e mostra que quem pede coloca-se em posição inferior a quem atenderá.
Quem esmola pede e nunca exige.
SAÚDE
A
confissão positiva afirma que os cristãos devem ter saúde perfeita, devendo
orar positivamente para que isso aconteça, sabendo que a ausência de saúde
representa falta de fé ou vida em pecado. Este tipo de declaração tem causado
vários problemas, levando inclusive pessoas a abandonarem tratamentos
medicamentosos, contribuído dessa forma para morte muitas pessoas.Não há dúvida
que Deus cura enfermidades hora por meio de um milagre ou simplesmente usando
de métodos criados por Ele e passado para o homem através do conhecimento.
Levar as pessoas a abolirem suas visitas periódicas aos profissionais de saúde
é no mínimo irresponsável. Duas passagens bíblicas são usadas na tentativa de
sustentar a argumentação da saúde perfeita: Isaías 53:4-5 e 1 Pedro 2:24.
Contudo essas duas referências a cura são distintas entre si a primeira trata
da cura espiritual (citando a Septuaginta), enquanto a segunda, refere-se a
cuca física(citando o texto hebraico massorético), conf. Mt 8:17, Cristo
cumpriu a profecia dada pelo profeta Isaías.
Na
Bíblia encontramos várias passagem que trazem exemplos de homens de Deus, de
vida reta, cheios do Espírito e que mesmo assim enfrentaram enfermidades, como
também, situações onde Jesus não curou a todos. Isso lembra-nos da soberania de
Deus, Ele faz ou deixa de fazer, sem que para isso tenha que oferecer ou dáexplicações.
Com isso mais uma vez é lançada por terra a tentativa de sustentabilidade usada
pela confissão positiva.
Analisando
a Bíblia:2Reis 13:14-21 “Estando Eliseu padecendo da enfermidade de que havia
de morrer, ...lançaram um homem na sepultura de Eliseu; e, logo que o cadáver
tocou os ossos de Eliseu, reviveu o homem e se levantou sobre os pés”. Estaria
Eliseu em pecado para ficar enfermo e morrer? Ou teria ele fé insuficiente? O
fato é que mesmo morto o poder de Deus o usou como ponte. O apóstolo Paulo ora
a Deus para o livrar de um problema pessoal, e o Senhor o respondeu: “A minha
graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co12:7-10). Outro
absurdo é a declaração de um pastor da confissão positiva Pr. Jorge Tadeu:
“Deus só pode dar o que Ele tem. Para Deus lhe dar uma doença teria que pedi-la
emprestada ao diabo”. A lepra de Miriãfoi provocada por Deus(Nm12:10).
PROSPERIDADE
A
teologia da prosperidade afirma por meio dos seus ensinamento, que o cristão
deve ter vida próspera, tendo o melhor que o dinheiro possa oferecer: carros;
casas boas; contas bancárias recheadas e sempre no azul. As coisas boas são
para os que creem. Ser pobre, andar de carro velho ou mesmo nem o tê-lo é
sinônimo de pecado ou falta de fé. Esse pensamento nos coloca em uma posição
contrária ao propósito para o qual fomos chamados, tira-nos da condição de
servos, para sermos servidos pelo Senhor. A palavra de Deus não traz nenhuma
proibição a riquezas, o problema estar em colocá-la como meta para vida cristã
e sinal de evidência de santidade e fé.
Jesus
nos deixou o modelo, sendo Ele o próprio Cristo não preocupou-se com bens
materiais, nascido em família humilde, não teve se quer hospedagem a não ser
uma estribaria tendo como leito uma simples manjedoura e ao ser apresentado no
templo, a oferta entregue por sua mãe, em cumprimento à lei foi correspondente
a oferta estabelecida para os pobres Lucas 2:24. Assim foi a vida de Cristo
rodeada de simplicidade. Ao assumir seu ministério, abriu mão dos mínimos
recursos e convívio com sua família para dedicar-se inteiramente a causa do Pai,
passando a receber doações dos discípulos e das mulheres que o serviam com seus
bens( Lc 8:1-3).
Chegando
Pedro e João na porta do templo, respondeu Pedro ao homem: “Não possuo nem
prata nem ouro...” (Lc 3:6).
As
igrejas adeptas a teologia da prosperidade oferecem cada vez mais um cardápio
variado para atender a crescente procura, onde o Altíssimo é o que menos
importa, afinal os clientes não estão preocupados com a adoração, com o genuíno
serviço ao Deus vivo, podendo ir com dia hora marcados. Ex: Quarta-feira 19h
libertação; Sexta-feira prosperidade ou mesmo há quem ofereça na sexta
descarrego a escolha é do cliente, vence quem melhor divulgar, pois a demanda
existe. E nesses encontros vale tudo: Sabonete do amor; rosa ungida; água do
rio Jordão; vinho do casamento; palitinho de picolé para determinar que o
demônio entre no palito e você possa quebrá-lo literalmente; lenço com suor;
raspa da madeira da cruz. E não para por aí, todos os dias surgem novidades por
mais espantosas que pareçam.
CONCLUSÃO
A
teologia da prosperidade ou pensamento positivo é heresia e seus líderes são
qualquer coisa menos homens ou mulheres de Deus, pois não cumprem o propósito
do discipulado de Cristo, antes estão preocupados em encher seus salões cada
vez maiores e bem localizados com pessoas que carecem da Verdade e clamam por
respostas. O cristianismo pregado por eles é cruel, malicioso e tem enganado
muita gente. Pregam um evangelho de interesse sem compromisso com a obra
redentora de Deus por meio de Cristo. Eles estão em vários lugares nas
esquinas, grandes avenidas, ocupando espaços antes de entretenimento ou mesmo
dentro de sua casa por meio da televisão usando de fala mansa, porém sem
compromisso real com o Evangelho. Examinemos aquilo que está sendo oferecido,
confrontemos com a Palavra de Deus e comamos do Alimento genuíno que só Cristo
tem para oferecer.
ROMEIRO, PAULO. Surpercrentes:o
evangelho segundo KennrthHagin. 2ª ed revisada. São Paulo: Mundo Cristão, 2007.
ALMEIDA, JOÃO FERREIRA. Bíblia de Estudo
Plenitude. Barueri-SãoPaulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2001.
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